Jogos olímpicos na China

Jogos Ol�mpicos China
Ilustração da revista The Economist

Estou com a impressão que esses jogos olímpicos vão ser um fiasco para a China.

O tempo da transparência chegou e não é mais possível mostrar o que é bom, esconder o que é ruim. A velocidade da informação e o poder do cidadão comum, que com acesso a internet, ou um celular com câmera (até de vídeo), pode fazer um estrago nunca visto antes.

Além disso, o número de pessoas dispostas a protestar é muito grande. Quem poderia imaginar que em diversos países, seria quase impossível correr com a tocha olímpica na mão, pois manifestantes malucos tentariam apagá-la com tudo, até extintores de incêndio?

Eu nunca pensei que isso fosse possível. Quando vi ao vivo e a cores a tocha olímpica passando perto da minha casa no Rio, há alguns poucos anos, a emoção foi incrível. Milhares de pessoas na ruas vibrando com o espírito olímpico, incentivando nossos atletas. Um momento muito bacana. Vou lembrar disso por um bom tempo.

A tocha é um dos principais símbolos da integração entre povos, une as pessoas. Nos deixa com um astral melhor. Os protestantes combateram isso, imagine o que vamos ver daqui alguns dias, durante os jogos.

Acho que os protestos são justificáveis. O meu ponto é que acho que a China fez um mal negócio. Tentou se mostrar, se vender para o mundo, com essas olimpíadas. Ouvi dizer que vão até interditar as indústrias que mais poluem por 60 dias, para melhorar o ar de Pequim… Pode acabar “queimando o filme”.

 

Comments are closed.