Como sobreviver a uma semana complicada

Meu amigo Christian Barbosa publicou há algumas semanas dois ótimos posts sobre produtividade naquelas semanas em que você está lotado de trabalho… Essa semana está especial, por isso resolvi reler e marcar aqui o que mais gostei.

As melhores dicas, que eu estou aproveitando mais:

Cuide da Segunda-Feira – Em uma semana cheia, a segunda-feira deve ser cautelosamente planejada. Não deve ter coisas demais de forma que não seja cumprida e estrague toda a semana. Na minha segunda por exemplo, eu vou viajar as 15hs e devo chegar em Mogi às 18hs, logo tenho 5 horas de manhã e vou trabalhar de noite também até as 21hs.

Se preciso, escolha trabalhar mais – Quando falamos de administração do tempo, o pessoal acha que nunca faço hora extra. Eu faço quando quero e se necessário, mas quando é uma escolha e não uma imposição da vida.

Foco & Menos E-mails – Se você não se focar a semana vai render muito menos, por isso nessa semana vou checar e-mails apenas de noite ou no máximo 2 vezes por dia. Se for algo urgente, pode ter certeza que irão ligar para você.

As melhores partes do segundo post:

Quando planejei minha semana no domingo o programa de atividades estava bem ajustadinho, sem muitas folgas. Na segunda, para cumprir a agenda e as 2 urgências que apareceram tive de trabalhar até as 22hs, mas como eu ensino, se não concluir as atividades de segunda, a chance de estragar toda a semana é grande.

Terça estava o dia todo fora e não consegui fazer nada, então não agendei praticamente nada para fazer, apenas processei meus e-mails ao chegar em casa e aproveitei o final do dia para brincar com as crianças e estudar inglês.

Na quarta de manhã cheguei 1 hora mais cedo no escritório para dar vazão as prioridades que estavam definidas, para conseguir me focar, desliguei meu celular e vi e-mail apenas as 10hs.

Semanas enroladas todo mundo vai ter, o importante é saber manter o controle, focar nas prioridades e deixar as coisas circunstanciais não atrapalharem a sua produtividade.

A melhor parte mesmo foi saber que mesmo o maior especialista em gestão do tempo também tem seus dias e semanas complicadas. Foi um alívio :-)

Vale a pena ler: aqui e aqui.


Comments are closed.