Sobre Miguel Cavalcanti

Miguel Cavalcanti

Nasci no Rio de Janeiro, RJ, em 4 de setembro de 1978. Passei parte da minha infância e adolescência entre o Rio de Janeiro e Goiás (Goiânia e na fazenda, em São Miguel do Araguaia).

Aos dois anos de idade, meus pais descobriram que eu tinha retinoblastoma em um olho. Após inúmeros exames e dois meses nos EUA, coloquei um olho de vidro (que me acompanha até hoje) e graças a Deus não houve metástase. Levo uma vida bem normal (apesar de ser muito ruim no arremesso do basquete). Acredito que esse problema me ajudou de diversas formas, me tornando mais forte e mais sensível e também me mostrando que sou diferente (e que isso pode ser muito bom).

Em Goiânia, fiz o pré-escolar no Imaculada Conceição, e a primeira série no Colégio Marista. A segunda sérei fiz no colégio São Tarcísio, no bairro das Laranjeiras, onde morava no Rio. Da terceira série em diante, estudei no Colégio São Bento, no Rio de Janeiro. Em 1996, terminei o segundo grau e prestei Fuvest, para agronomia na Esalq/USP.

Passei em segundo lugar na Esalq, era um nerd na época, saindo do melhor colégio do Rio, e muito preparado para o vestibular e pouco para a vida. De 97 a 2001 fiz engenharia agronômica na Esalq, morando nas repúblicas Zona Rural (1 e 2 anos) e Lesma Lerda (do 2 até o final). Na formatura, fui orador da minha turma. No primeiro ano de formado, morei com Maneco e Varginha, na “república” Dojão.

Em 1999, ganhei uma bolsa da CAPES e fui para os EUA, para um ano de intercâmbio (graduação sanduíche na University of Arizona, em Tucson, Arizona). Lá estudei nos colleges de agricultura e administração, em especial gado de corte e marketing. Nos últimos 3 meses fiz um estágio na fazenda da faculdade, especializada em cria.

No final de 2001 me formei na Esalq e já em 17 de dezembro comecei a trabalhar na AgriPoint, como coordenador do BeefPoint. Desde o início de 2003 sou sócio da empresa.

Atualmente temos duas áreas de atuação: comunidades online, envolvendo: portais de conteúdo, cursos online e seminários, e uma área de consultoria, onde minha principal atividade são palestras sobre tendências do mercado do boi gordo e carne bovina, no Brasil e no mundo.

Meus principais interesses, além do trabalho, são leitura (de negócios e pouca coisa de literatura), corrida e rugby (esse quase não pratico mais). Já fiz algumas meias-maratonas e uma 25k, mas ainda não realizei o sonho de completar uma maratona.

Sou casado desde janeiro de 2005, em janeiro de 2008 nasceu meu primeiro filho e em fevereiro de 2010, nasceu o segundo. Acho que vamos parar por aqui :-) Moramos em Piracicaba, SP, mas estou quase sempre em trânsito.

Em 2010, estou produzindo um videocast sobre empreendedorismo e cultura digital, chamado Man in the Arena, com Leo Kuba, que tem sido um aprendizado e tanto. Eu também sou colunista do portal Administradores.